Tuesday, February 13, 2007

apologia à socrates

Virtude socrática

Virtude: disposição firme e constante para prática do bem; força moral; ato virtuoso; qualidade própria para produzir certos efeitos; causa, razão; validade, legitimidade. Se me perguntassem o que é virtude, eu poderia dizer essas palavras, trazidas do dicionário Aurélio. Mas, o objetivo não foi descobrir qual o significado atribuído à virtude pelo dicionário. Então, o que é virtude?

Depois de ler Apologia de Sócrates, um texto sobre seu julgamento escrito por Platão, a palavra virtude ganha mais significado. Qual a relação entre minha vida e virtude?

Sócrates diz: virtude é ser justo para com os outros e para consigo, e sempre falar a verdade, mas não inclui também honestidade, educação e sinceridade? Eu me questiono: seria um ser humano honesto, digno de ser chamado de virtuoso, o que só toma o que é dele? Um homem educado, que agradece às pessoas aquilo que proporcionaram a ele? Um homem que não falta com a sinceridade?

Ser virtuoso também significa seguir seus sonhos. Sócrates não estava disposto a renunciar ao seu objetivo: trazer sabedoria, ou melhor, fazer com que os atenienses se conscientizassem da própria ignorância. Com uma frase célebre, “só sei que nada sei”, ele transformou Atenas e o mundo. A partir de suas perguntas, as pessoas refletiam sobre o quê realmente sabiam.

Depois de ler esse ensaio de Platão, eu pergunto: sou um homem virtuoso? Existe algum homem virtuoso?

Acreditar que não há nenhum homem virtuoso no mundo é acabar com nossas esperanças de ter um mundo melhor. De ter um mundo mais justo, e mais verdadeiro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home